Condomínio 5 Moradias em Sintra
2020 | Sintra
MEMÓRIA DESCRITIVA
FICHA TÉCNICA
VER VÍDEO
O Presente Projeto Localiza-se em Colares, Sintra.
Trata-se de um Loteamento de 5 Moradias num terreno onde os lotes têm pontualmente árvores de grande porte muito altas e esguias. A Vegetação no local é bastante densa e luxuriante criando um ambiente bucólico.
Nesse sentido as Moradias são constituídas por planos Horizontais que se prolongam para alem do limite da construção e são recortados nos locais onde os mesmos encontram a natureza – árvores existentes. Também a forma do limite da construção é arredondada nos cantos para se aproximar da forma orgânica da natureza e permitir uma maior fluidez dos espaços e da relação Interior – Exterior.
Dada a natureza no local que determina o “espírito do lugar”, as novas construções integram-se nesta Harmonia, nesta perfeição e preenchem os “vazios” existentes. A ideia do Projeto é construir 5 blocos de pedras (com cantos curvos) posicionados estratégicamente entre a vegetação existente de modo a que a percepção é a de que já existiam antes neste local.
As novas construções orgânicas recobertas por painéis de madeira, coexistirão com árvores já existentes no local onde o desenho da paisagem é determinante. O revestimento externo permite uma aproximação ao material já existente e ao mesmo tempo transmite uma sensação de conforto e tranquilidade.
É nesta simbiose que o lugar mantém o equilíbrio e onde a natureza e o Homem se complementam. Esta ideia de um ambiente verde, muita vegetação, com construções orgânicas permite ao homem desfrutar da natureza e ao mesmo tempo que a natureza continue a desempenhar um papel importante neste habitat.
Associado a isso temos um sistema construtivo de grande eficiência energética que permita ter casas sem manutenção e baixos custos de energia. O sistema de “Fachada Ventilada” adoptado, com bom isolamento térmico exterior, permite que o gasto energético seja mínimo ou nulo devido à não existência de pontes térmicas e a uma elevada classificação energética.
A preocupação em utilizar materiais locais e economicamente mais viáveis, eliminando desperdícios de fabricação e transporte, torna também os processos construtivos mais eficientes e produtivos. Os materiais escolhidos são isentos de manutenção e permitem maior durabilidade. Por outro lado, existe também uma grande preocupação na utilização de energias renováveis, como a utilização de energia solar para aquecimento de águas sanitárias combinada com a re-utilização de água da chuva para as regas de jardins.