AWR Competitions – L.I.B.O. Living in Borneo
MENÇÃO HONROSA
2013 | Amesterdão
MEMÓRIA DESCRITIVA
FICHA TÉCNICA
Num bairro cujo desenho de um grupo de habitações unifamiliares foi pensado como um todo, procurando melhorar não só a qualidade de vida individual mas também social dos habitantes de Amesterdão, ressalta a necessidade de privilegiar o espaço público como um local de encontro e desenvolvimento de actividades em comunidade.
Com a proposta RUG[ED] COAST pretende-se rematar a frente de água inserida numa das plataformas de Borneo Sporenburg através de um tapete verde que unifica o espaço público com o espaço privado, numa simbiose de transição em direcção ao elemento natural: a água.
Na continuidade do desenho do plano urbano do atelier West 8, surge a proposta de um edifício de habitação unifamiliar, implantado na extremidade da plataforma. Funcionando como um remate da massa construída, o edifício faz a transição para o elemento natural, elegendo-se como um marco escultural nesta frente de água. Posicionado de forma a desimpedir as vistas dos edifícios preexistentes, usufrui de quatro fachadas que se abrem ao exterior por meio de pátios verdes, respondendo ao jogo de meios pisos ascendeste que define os espaços interiores e culmina num terraço ajardinado.
Com o intuito de criar uma paisagem urbana capaz de dinamizar as vivências do bairro, aspirou-se a um misto de espaço construído e espaço natural. Através da análise das pré-existências identificaram-se pontos de forte presença na geometria da malha, a partir dos quais se desenvolveu um jogo de inflexões, ao longo de todo o manto verde que cobre o espaço público e agarra o edifício de habitação.