Baltic Thermal Pool Park
2014 | Letónia
MEMÓRIA DESCRITIVA
FICHA TÉCNICA
Localizado no “Seaside Park” na cidade de Liepaja, na Letónia, numa zona abundante em nascentes termais ricas em águas minerais e salgadas, o novo Baltic Thermal Pool Park pretendia enquanto nova atracção urbana elevar a cidade a um destino potencialmente turístico.
O desenho da proposta decorre da intenção de localizar o efificado na zona de menor densidade arbórea, preservando o maior número possível de árvores existentes.
Sendo um edifício com um programa complexo mas correlaccionado, o gesto mais natural e imediato define-se através de uma forma geométrica básica, o círculo. De modo a evitar o abatimento de árvores localizadas na zona de implantação escolhida, redefiniu-se a forma subtraindo as áreas onde estas existiam, dando lugar a três vazios principais. Esta subtração torna-se no principio formal e conceptual mais significativo e os vazios no principal elemento constructivo que define a organização do programa da proposta. Dada a necessidade da inserção de uma área exterior de piscina, é criado um quarto vazio, estrategicamente localizado a sudoeste para uma maior exposição solar. A forma circular, agora redefinida e elevada a um cilindro, é rasgada verticalmente, de modo à obtenção de luz natural sobretudo nos pisos mais elevados, num jogo de vazios que se transformam em pátios verdes, que se diluem na natureza envolvente exterior.
No que toca à imagem exterior, o edifício é revestido com uma segunda pele de placas horizontais ondulatórias de madeira, numa analogia à ondulação da água. Desta forma garante-se simultaneamente uma consonância com a herança arquitectónica da construção em madeira, típica do local, reforçando a integração do edificado no meio em que se insere.