Dubai Architecture School Tower
2014 | Dubai
MEMÓRIA DESCRITIVA
FICHA TÉCNICA
A cidade de Dubai é notável pelo crescimento rápido, onde o mundo cosmopolita, cultural e negócios estão concentrados em eixos verticais. Aqui , a proposta VERTICORAL é implementada no Golfo Pérsico, a cerca de 250 m da costa, onde a torre se ergue para o céu, distinguindo-se da construção em terra. Tendo as águas de Dubai como referência o conceito é desenvolvido como um coral marinho. Estas espécies possuem uma constituição muito particular: os corais produzem um esqueleto de carbonato de cálcio com aparência rochosa como estrutura de suporte, onde o componente vivo deste animal se fixa. Desta forma , VERTICORAL começa como uma base estável fixa no fundo do mar que cresce perfurada como uma rocha de coral. Esta escultura vertical será preenchida por seres vivos, com vegetação na região superior da torre e vida marinha na parte submersa.
Memória Descritiva
O projeto da fachada é repetido 2 a 2, onde as fachadas nordeste e sudoeste possuem vazios menores e as fachadas sudeste e noroeste têm as mais maiores, para controlar o aquecimento pelo sol. São estas cavidades que captam a luz para o interior; por outro lado, toda a fachada possui uma segunda pele, uma malha que sombreia o interior com pequenas aberturas pontuais.
O acesso ao edifício é feito através de duas pontes, uma para veículos e a segunda para pessoas e bicicletas, que rodeiam o edifício e se conectam em diferentes níveis, tendo também uma doca na extensão da 2 ª ponte.
O programa é distribuído de duas formas: nos pisos submersos, temos os espaços técnicos, estacionamento e áreas públicas relacionadas com o mundo marinho, através dos vazios submersos. Acima do nível do mar, temos áreas sociais e de lazer, em seguida, a zona académica que responde a um jogo de alturas interiores associadas com espaços verdes exteriores criados ao longo do edifício. À medida que se sobe, o programa torna-se menos extenso com menos área útil, com a zona de serviços e áreas administrativas.