Edifício Câmara Municipal Loures
4º CLASSIFICADO
2007 | Loures
MEMÓRIA DESCRITIVA
FICHA TÉCNICA
A proposta reviu-se na possibilidade de desenhar uma nova centralidade recreando o pólo existente, entendido este pelo conjunto Praça Liberdade/Paços Concelho, numa perspectiva de continuidade com a área consolidada e de transição para uma nova área urbana. O pátio é entendido aqui como elemento de memória da tipologia de habitação rural e como recurso para eficiência energética e qualidade ambiental do edifício proposto.
Memória Descritiva
Resulta assim uma matriz ortogonal que moldada à topografia “desenha” quatro pátios a cotas distintas em torno dos quais se configura o edifício proposto e com os quais se desenha o espaço público envolvente. A Praça congrega a função de átrio exterior de acesso ao edifício e de espaço público de fruição e estada. Este espaço amplia-se com a ligação/continuidade com o pátio que se estabelece a outro nível e consequente relação com o Parque Urbano previsto a Norte. Em complementaridade e continuidade a estes espaços públicos estabelecem-se para Nordeste dois pátios de acesso restrito que servem directamente o programa funcional e que potenciam amplas panorâmicas sobre a várzea. Com a finalidade de impor um elemento de referência urbana assume-se, na axialidade dos Paços do Concelho, um edifício independente onde se acentua a volumetria relativamente à envolvente. Neste desenvolve-se todo o programa funcional do executivo. Em termos volumétricos e de implantação, o edifício reflete a dinâmica da topografia, a axialidade da Alameda projetada para área de expansão e alinhamento com a cércea da área consolidada.
Considera-se de evidenciar que a opção formal dos pátios, permite-se uma qualificação da iluminação natural, diminuição dos impactos do ruído e aumento da humidade relativa do ar o que implicará arrefecimento evaporativo. Das coberturas ajardinadas permite-se a retenção de água para arrefecimento do espaço interior e conforto visual.