HOTEL NA CHINA
2014 | Projecto realizado na China
MEMÓRIA DESCRITIVA
FICHA TÉCNICA
VER VÍDEO
Os princípios fundamentais da proposta são baseados na compreensão do caráter do local, as suas características geomorfológicas e sua relevância cultural associada à racionalidade na construção: economia de recursos, sustentabilidade, eficiência energética e pensamento de longo prazo. O TENT HOTEL emerge de uma intenção de preencher os espaços vazios entre as árvores que formam a floresta “Pine Beauty “, permitindo a sua integração total no ambiente. A preocupação em manter o local quase intocado pelo Homem é o principal objetivo.
Memória Descritiva
Através de um design de linhas sinuosas, um caminho orgânico pretende ser o ato de vaguear pela floresta, posteriormente materializado como a estrutura de ligação de todo o projeto. A ideia é desenvolver um Hotel que dá às pessoas a possibilidade de experimentar a natureza no seu estado mais puro ao nível dos troncos de árvores, para além de possuir um programa que responde aos requisitos de um ambiente de hotel de luxo.
A estrutura, como as árvores, cresce em direção ao céu: o seu sistema modular relaciona todo o programa, peça por peça, a partir de compartimentos maiores que formam as áreas comuns, os quartos que se materializam como ninhos de pássaros escondidos na área circundante, com uma vista privilegiada sobre o local. Os ninhos são interligados por um longo corredor que funciona como uma luva coberta por um sistema de plástico flexível em fole. Toda a estrutura está localizado a 6 metros acima do nível do solo, reduzindo o seu impacto e estabelecendo uma relação mais estreita com a natureza. A sua forma orgânica, com uma janela na forma de um óculo, permite ao visitante ter um contacto quase direto com a envolvente, como um observatório da natureza.
A repetição modular métrica permite o seu transporte para outros contextos, com o objetivo de restaurar o ciclo natural da floresta. A integração de módulos no local, é conseguido graças às suas componentes construtivas e estruturais que se aproveitam de materiais e resíduos locais da própria floresta que constituem a camada externa dos ninhos.